Um Exú é um elemento de simples natureza, onde este não possui relação alguma com o diabo ou demônio identificado na religião cristã ou católica.
 
Porém é necessário dividir e identificar estes elementos dentro de cada uma de suas origens. 
 
Onde detalhamos abaixo:
 
Exú na Kimbanda: Na Kimbanda Exú é uma entidade espiritual, é uma entidade Espiritual evoluída N’ganga que possui os maiores conhecimentos da magia e feitiçaria Africana de origem Bantu. Nada igual aos Exús de esquerda cultuados na Umbanda e Candomblé.
 
Exú no Candomblé: Este é um elemento de ligação entre os homens e os Orixás, geralmente identificado como um servo do Orixá fortalecendo e mantendo a comunicação entre os homens e os Orixás. No Candomblé, existe também um Orixá nomeado como Exú, este carrega consigo a origem do natural das coisas e é filho de Oxalá.
 
Exú na Umbanda e Quimbanda: Dentro da Umbanda e Quimbanda, estes elementos são entidades de esquerda, fazendo o polo negativo com relação a outras entidades do mesmo seguimento.
 
O mais importante é deixar bem claro, que independentemente do culto, um Exú é um dos elementos mais importantes e deve ser tratado com respeito e seriedade. São eles que garante a segurança dos locais evitando influencias erradas sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos

Sem Exú, não se faz nada!

 
 

Política de Privacidade                                    F.I.E.T.R.E.C.A

© 2014 Todos os direitos reservados a F.I.E.T.R.E.C.A - Reprodução Total ou Parcial Proibida